sábado, fevereiro 27

Saudade: Palavra muito difícil de ser traduzida...







Hoje me bateu uma certa melancolia e comecei a pensar na minha cidade natal : Caruaru. Mas não parou por aí. Lembrei de quando era criança e aos fins-de-semana meu pai me levava as vezes pra passear com ele por algumas cidades do sertão. Muitas vezes ia visitar amigos, afinal ele nasceu numa região tomada também pela caatinga. Apesar de ter conseguido muita prosperidade em Caruaru, começando com uma lojinha pequena ,( a famosa A Fiel Casa das Balanças ,que depois tornou-se um grande prédio nos Guararapes, e posteriormente criou sua própria indústria), de ter experimentado de muita fartura e riqueza,frequentado os restaurantes mais caros, de ter conhecido outros países e não mais conhecer a fome; o meu pai era daqueles que nunca esquecia sua essência,de um homem que sofreu demais quando criança,nunca esqueceu do canto do Carcará e da Asa Branca,dos pés de Mandacaru,do rosto enrugado , maltratado pelo sol e a sola dos pés absolutamente enrigecida do homem sertanejo,da famosa bolacha mata-fome,do tareco...Ele sempre se gabava do que havia conseguido com o próprio suor, deleitava-se com prazer no luxo que a vida passou a oferecer, mas sempre teve nos olhos a lembrança de outros tempos.
Enquanto meus amigos estavam viajando para estudar ; para Inglaterra, Alemanha; ou passando férias na Disney ou mesmo na praia,eu estava conhecendo as paisagens que se seguem.Meu pai era realmente diferente.Eu odiei e amei essa diferença por longos anos. Não questiono o amor do meu pai por ele não ter sido igual a todos aqueles outros que eram convencionais às suas filhas; (Amor como "deve" ser : Atenção, cuidado, proteção, carinho, férias na praia, Ovo de Páscoa na Semana Santa e sorvete aos finais de semana) ; nem por não ter sido escolhida por ele e minha mãe pra viver normalmente sendo criada por eles. Eles eram peculiares. Embora essa peculiaridade tenha feito em mim feridas que sempre sangrarão.
Mas conhecer um pouco da gente que também está no meu sangue e ver de perto o peso que o sertanejo leva nos ombros é um legado do meu pai que guardo carinhosamente.

Um comentário: